© 2018 by Gabrielle Nobili 

Homesick

May 2, 2018

 

Oie pessoal, como vocês estão? Espero que bem! Eu sou a psicóloga Gabrielle Nobili e hoje vou escrever sobre como lidar melhor com as saudades de casa.

O sentimento de saudades é sentir falta de algo. Pode ser de algum objeto, pode ser de algum sentimento, pode ser de algum tipo de afeto, pode ser de alguma paisagem. O ponto é que tem algo na sua vida que foi deixado para trás e é difícil preencher esse vazio que fica.

No caso de vocês, eu diria que existe aquela saudade que aparece logo no começo do intercâmbio, quando vocês se separam dos seus pais e do seu país. Existe também a saudade que aparece quando sua família manda foto dela reunida, fazendo coisas em que você costumava estar presente. E existe aquela saudade que surge junto com alguma frustração. Algo de ruim acontece e parece que a saudade de casa fica ainda maior.

Sentir saudades faz parte da experiência que vocês escolheram viver. Vocês foram corajosos em sair da zona de conforto para se aventurar fora de casa. Usem e abusem das tecnologias! Liguem para sua família, mandem e recebam fotos e lembrem-se sempre que eles sempre vão estar disponíveis para vocês. Pensem também nas conquistas que vocês estão tendo. Mais do que pensar, anotem em um papel! O cérebro compreende melhor coisas anotadas do que pensadas. Anotem o que vocês conseguiram fazer que nunca se imaginaram fazendo. Anotem as conquistas psicológicas também, como desenvolver paciência com as kids. Anotem: o quanto eu não teria mudado caso estivesse ficado em casa? E depois me contem como foi essa experiência!

Mas, caso a saudade esteja vindo por conta de alguma frustração sua, o melhor a fazer é confrontar essa frustração. Porque, nesse caso, a saudade é uma forma de fugir dos problemas. É como se vocês vissem o lar no Brasil como um paraíso e a salvação para o que está acontecendo. Porém, o que está acontecendo não vai desaparecer enquanto você não enfrentar e tentar solucionar. Problemas muitas vezes têm solução, nem sempre imediata, mas têm. Então, parem um pouco para respirar e deixem que seu cérebro comece a encontrar possíveis soluções.

Caso queiram, posso ajudar nesses problemas através da terapia online. Me mandem uma mensagem no número 55 21 99452 6835 e poderemos conversar melhor.

Enfim, pessoal, se tiverem interesse posso ensinar algumas técnicas para deixar a mente fluir melhor. E se gostaram desse texto confiram os outros em www.umacausasemigual.com/blog

Beijos e até semana que vem! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sobre ter um propósito (ou não)

June 14, 2018

1/5
Please reload

Posts Recentes

May 2, 2018

April 12, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags