© 2018 by Gabrielle Nobili 

Terapias presenciais e online

As pessoas são únicas e, por isso, algumas apresentam melhora apenas com terapia individual, já outras podem precisar de mais de um tipo de terapia para melhorar. Atendimento presencial, no Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro), e Online. Veja os serviços que eu ofereço:

*Eu mesma posso indicar um serviço ou a combinação de alguns deles caso veja necessidade. Tudo é feito em conversa com o paciente e, às vezes, com sua família.

Terapia individual presencial e online: 

A psicoterapia individual tem como objetivo a compreensão profunda de quem somos, quais nossos mecanismos de conduta frente aos problemas da vida, e como podemos superar nossos conflitos internos. Minha atuação se desenvolve como alguém que irá facilitar esse processo. Eu irei ajudar você a entrar em contato com as suas dificuldades, com as suas emoções, pensamentos e os seus recursos psíquicos pessoais frente às situações de sua vida. Jamais farei juízo de valores. Os preconceitos sociais, as críticas correntes sobre comportamentos em geral e pensamentos leigos são sistematicamente afastados. O que vai importar são os seus pensamentos e como você se relaciona com eles. Serão reflexões em conjunto, mas dirigidas por mim sobre a sua dinâmica psicológica. A ideia aqui é de que você amplie a sua percepção sobre o seu "eu". Será o caminho que iremos traçar e percorrer juntos, rumo ao seu autoconhecimento. Eventualmente e a cada caso em particular, poderei sugerir exercícios a serem praticados tendo por base a psicologia comportamental e cognitivista. Gosto de trabalhar também com a arteterapia, mindfulness, meditações e imagens mentais. Poderei também, indicar-lhe leituras para que você tenha um embasamento teórico ainda mais consistente acerca daquilo que lhe aflige, e para que sirva de “pano de fundo” para os nossos diálogos. O meu objetivo é que você alcance significativos avanços no seu bem-estar e um dia não precise mais da minha ajuda para isso.

Ficou interessado? Então entra em contato comigo para saber sobre disponibilidade! Tel: (21) 99452-6835; umacausasemigual@gmail.com 

Terapia presencial em grupo:

A terapia de grupo utiliza a interação entre os participantes para promover o bem estar dos indivíduos. Primeiramente, eu realizo uma entrevista inicial individual para compreender as necessidades da pessoa. Com base no seu perfil, motivações e interesses, eu indico o grupo mais adequado. Geralmente, os integrantes enfrentam problemas semelhantes e tem objetivos em comum, sendo capazes de compartilhar suas experiências e contribuir para o desenvolvimento pessoal dos demais. Neste formato de terapia, eu atuo como mediador, realizando intervenções quando necessário. Os participantes expõem seus problemas, angústias, dúvidas e situações que estão enfrentando. Os outros integrantes podem opinar, comentar, sugerir tendo como base suas próprias experiências. Também podem acontecer dinâmicas sobre alguma questão levantada pelo grupo. Por exemplo, simulando situações vividas por um integrante para saber o que os demais fariam de diferente. Ou ainda, o que uma pessoa gostaria de falar para a esposa, para o marido, filho ou chefe, mas não sabe como fazê-lo. É fundamental que os indivíduos tenham em mente que o espaço terapêutico é um lugar seguro e que todas as questões abordadas são mantidas em sigilo. Para a eficiência do processo, é importante que haja respeito e que os participantes estejam dispostos não apenas a expor seus problemas, mas também a ouvir o que os demais tem a dizer. Com a terapia grupal é possível trabalhar diferentes aspectos, visando o bem-estar do indivíduo e a melhoria da sua qualidade de vida. Um dos benefícios que se pode ter com as sessões é a superação da timidez, por meio do desenvolvimento das habilidades sociais e da capacidade de saber falar e ouvir o próximo. O indivíduo também pode encontrar o alívio em saber que não está sozinho e que outras pessoas compartilham os mesmos problemas e sofrem as mesmas angústias. Outra vantagem da terapia em grupo é a troca de informações que pode despertar novas ideias para o enfrentamento do problema trabalhado. Também podemos citar o autoconhecimento, o fortalecimento emocional e o sentimento de ajuda por auxiliar no crescimento pessoal de outro indivíduo.

As sessões em grupo costumam ser semanais ou quinzenais, com uma hora de duração, podendo ainda ser intercaladas com a terapia individual. 

Ficou interessado? Então entra em contato comigo para saber sobre disponibilidade! Tel: (21) 99452-6835; umacausasemigual@gmail.com 

Acompanhante terapeutico:

O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.


O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação. O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma. Os atendimentos podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc. Cada projeto terapêutico é elaborado por mim de maneira singular, a partir das demandas do paciente, da família e dos profissionais envolvidos. Duração e freqüência se definem em função de cada caso.


Pessoas com transtornos mentais, deficiência mental ou física, dependentes químicos e idosos no enfrentamento de questões decorrentes do envelhecimento, são exemplos de casos em que há indicação para o trabalho do AT. Para solicitar o trabalho de acompanhamento terapêutico, entre em contato através do telefone:

(21) 99452-6835

umacausasemigual@gmail.com